11/07/2009

Seduc Rondônia faz seminário do Enem e oficinas para elaborar itens de Português e Matemática

Desta segunda-feira (29) até sexta-feira (3), o Governo de Rondônia realiza, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o “Seminário do Enem e Oficinas de Elaboração de Itens de Língua Portuguesa e Matemática”, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

O evento foi aberto às 9:00 horas da manhã, contando com a presença do professor Pascoal de Aguiar, secretário adjunto de Educação, Maria de Fátima Rodrigues, gerente de Apoio, Controle e Avaliação (Gaca/Seduc) e seu subgerente Moacir José da Silva; professor Frederico Neves Conde, coordenador geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anízio Teixeira (INEP) e Maria Aparecida de Paula Faria, coordenadora do Seminário Enem.

O professor Frederico observou que a avaliação do Enem se constitui em pilar e técnica para subsidiar o professor em sala de aula. “Visamos à melhoria na qualidade do ensino neste Estado e nas demais unidades da federação. A idéia deste evento é formar multiplicadores, com os participantes levando os conhecimentos adquiridos a todos os colegas em suas escolas”, disse o representante do INEP. A professora Fátima Rodrigues, gerente do Gaca, destacou que “a atenção dispensada às séries iniciais funciona como alicerce para uma educação de qualidade”. Por sua vez, Pascoal de Aguiar lembrou a ligação entre Rondônia e o INEP, que vem desde 1943, “quando naquela época foi elaborado o primeiro Plano Estadual de Educação”. Na seqüência, o adjunto da Seduc enfatizou a importância do entrosamento entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios na busca de uma educação de qualidade. “É preciso fazer uma educação despojada de ideologias partidárias. A única ideologia que se deve ter em mente é aquela em que o ensino de qualidade esteja à frente de todas as iniciativas” – observou Pascoal de Aguiar.

O seminário tem a finalidade de aprimorar a qualidade do ensino, investindo na formação dos professores do ensino fundamental e médio da Rede estadual de Ensino, priorizando a elaboração de itens voltados às habilidades e competências analisadas pelo Enem, Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O público alvo é formado por técnicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental e Médio dos 52 municípios de Rondônia.

(Fonte: A/I SEDUC - Secretaria de Educação)

Nenhum comentário: