26/02/2011

Pesquisa de Satisfação da ANATEL

Resultado da técnica e preço.

Hoje, dia 25 de fevereiro de 2011, foi divulgado o resultado técnico e abertos os envelopes referentes aos preços da licitação da ANATEL quanto à Pesquisa de satisfação dos usuários e não-usuários de telefonia fixa, móvel e Tups (orelhões). Os resultados são provisórios e cabem recursos.



A avaliação da Comissão de licitação concluiu que a instituição Guerreiro Consult foi a que melhor oferecia condições técnicas para executar os serviços previstos. Sua pontuação alcançou 96 pontos (em 100), superior às concorrentes Meta (93), Vox Populi (79) e CPQD (48).


 
Levando em consideração os preços oferecidos, a Instituição Meta ultrapassou em pontuação todas as empresas ao colocar um preço muito menor que todas as demais instituições. Enquanto a FIA propôs 17.373.300,00, a Vox Populi,  R$ 9.488.989,00 e a Guerreiro Consult, R$ 9.846.679,00; a Meta propôs o valor de R$ 5.300.000,00. A Meta ganhou a licitação, inevitavelmente, pelo preço.



Pensando, enquanto cidadão: quanto menos gastarmos com a pesquisa, melhor. Não podemos, no entanto, deixar de considerar que o mais barato nem sempre é o melhor...A empresa conseguirá executar a contento pelo preço cobrado?

Insumos para a pesquisa: O preço cobrado pelas operadoras, por ligação, e pelas empresas de call center (coleta de dados) ultrapassa os R$ 5.000.000,00. Questiona-se a exequibilidade do trabalho por parte da empresa preliminarmente ganhadora quando cobra um valor próximo do valor que terá que investir em insumos. Faz parte do processo a participação de empresas aventureiras que ganham pelo preço.

A sociedade aguarda por essa pesquisa há muito tempo. Achamos que agora a pesquisa, exigida por lei, passe a ocorrer sistematicamente. Mas que seja bem realizada por uma empresa com profissionais capazes de fornecer informações que orientem os gestores da ANATEL e das operadoras em suas ações.

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