10/06/2011

Oficina de Elaboração de Itens: Formação de professores

Psicométrica Consultoria e Pesquisa

Senhores
Secretários de Educação, Diretores, Estudantes, Pais e Responsáveis.
A Psicométrica Consultoria e Pesquisa oferece consultoria para a realização de oficinas de elaboração de itens com foco na Prova Brasil e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica para Secretarias Estaduais e Municipais de educação básica. As oficinas de itens com a finalidade de formação em instrumentais das avaliações nacionais foram desenvolvidas pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e executadas, com excelentes resultados, desde meados nos anos 90 até o final dos anos 10.  A Psicométrica retoma esse projeto, com os devidos créditos citados e alguns aprimoramentos.
As oficinas de itens têm como objetivos capacitar professores e formar multiplicadores em elaboração de itens de Língua Portuguesa e de Matemática voltados para as avaliações nacionais.
Os professores serão capazes de utilizar seus conhecimentos para trabalhar em sala de aula com modelo de avaliação semelhante ao utilizado pelo Ministério da Educação.
As escolas que trabalharem com a metodologia serão potenciais instituições a ampliarem seus resultados de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. As oficinas contribuirão com as Secretarias de Educação no cumprimento de seu papel na formação de seus docentes.
A sociedade se beneficiará, em última instância, com essa contribuição à melhoria da educação e à promoção da cidadania em seu município.

Nenhum comentário: