18/12/2010

Divulgação de conteúdo de testes psicológicos: qual a solução?

A divulgação de conteúdos de testes psicológicos pela internet, é claro, não é exclusividade no Brasil. Vejam o vídeo abaixo. Trata-se do teste de Raven (ou de uma adaptação, mas com alguns itens do Raven).



Como acabar com essa divulgação indiscriminada dos testes? Os principais testes do Brasil estão livres na Internet. Que instrumentos podemos utilizar em um processo seletivo para concursos públicos? Difícil situação.

Os Conselhos regional e federal têm feito a sua parte, mas é pouco.A solução é utilizarmos as ferramentas disponíveis.

Um bom banco de itens e a utilização de algoritmos no computador permitem-nos compor um grande número de testes, se tivermos um bom "arsenal" de itens. Nossas preocupações devem ser: como validar um grande número de itens, dependendo de um grande número de respostas a eles para diversos contextos; usar algoritmos, no mínimo, razoáveis para a composição de testes; e manter os itens seguros na internet, onde hackers não tenham a possibilidade de entrar em seu servidor com facilidade.

A Psicométrica Consultoria e Pesquisa tem investido na produção de conhecimento como o objetivo de diminuir a pirataria em testes psicológicos. Chamado aos pesquisadores e às instituições: estamos abertos a parcerias para desenvolvimento de tecnologia na área de construção e de validação de testes psicológicos.

Não queremos exclusividade de mercado, esse é o lema da Psicométrica. Nosso modelo só funciona se existirem parceria e divulgação de conhecimento produzido. Sigam @FredCondé e @Psicométrica no Twitter que vocês constatarão isso.

Frederico Neves Condé

Nenhum comentário: