06/05/2011

Educação prepara alunos para Prova Brasil


Para iniciar uma preparação dos alunos para a Prova Brasil, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação (SME) aplicou em cerca de 500 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental um simulado da prova para que os estudantes já comecem a se acostumar com o tipo de avaliação que é feita.

“Pretendemos que os professores façam uma leitura dos resultados do simulado e tracem planos de ações adequados para melhorar a aprendizagem dos alunos do primeiro segmento como um todo”, comenta a secretária de Educação, Elenir Laurindo Pereira.

O simulado de avaliação foi organizado por professores da equipe da SME e abrangeu as disciplinas de matemática e de português. Um novo simulado deverá acontecer no mês de setembro, antes da Prova Brasil 2011. Esta é apenas mais uma das ações da secretaria para que o aprendizado dos alunos esteja sempre alcançando melhores índices nas avaliações.

Outro trabalho que vem sendo desenvolvido pela SME é o curso de formação continuada oferecido aos professores de Matemática e de Português, o Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), que vem sendo ministrado desde o início da gestão do prefeito Luis Carlos Ypê (PP) e está previsto até o final de 2012. Neste curso, os professores do segundo segmento (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental têm, entre outros itens, a oportunidade de desenvolver novas ações a serem aplicadas em sala de aula a fim de melhorar o desempenho dos alunos.

ESTRADA PARA A CIDADANIA

No final do mês passado a cidade recebeu a abertura oficial do Programa Estrada para Cidadania, promovido pela concessionária NovaDutra, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Educação. Estiveram presentes no evento a coordenadora dos anos iniciais do Departamento de Educação Básica da SME, Virgínia Ferraz, e outros membros da equipe, e professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e orientadores pedagógicos. 

O programa tem o objetivo de vencer o desafio de preservar vidas, reduzindo cada vez mais os índices de acidentes no trânsito. A principal meta é formar pedestres e futuros motoristas mais conscientes de suas responsabilidades. Para isso a empresa realiza oficinas de capacitação para os professores, de forma que eles desenvolvam os temas propostos em sala de aula. O material didático também é fornecido pela NovaDutra para alunos e professores e a entrega dos livros já foi feita.

Nenhum comentário: