28/04/2011

Pré-teste de itens para o SAEB e a Prova Brasil

Inep acaba de concluir o pré-teste das questões que irão integrar o Banco Nacional de Itens do Sistema de Avaliação da Educação Básica e da Prova Brasil
O Globo


RIO - O Inep acaba de concluir o pré-teste das questões que irão integrar o Banco Nacional de Itens do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, cujas provas serão aplicadas no final deste ano. Entre os dias 11 e 15 de abril, 42.500 alunos de dez capitais brasileiras responderam a 1.665 itens de Língua Portuguesa e Matemática. A amostra selecionou participantes do 6º ano do ensino fundamental, do 1º ano do ensino médio e do 1º semestre do ensino superior.
A realização do pré-teste é fundamental para calibrar os itens de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia estatística usada nas provas. A TRI considera três parâmetros diferentes para sua formação: o grau de dificuldade das questões, de acerto casual e de discriminação dos itens, que assegura que participantes com conhecimentos distintos tenham graus diferentes de acerto. Ao expor os itens a uma população semelhante àquela que irá responder de fato à avaliação, ocorre a definição desses elementos.
A amostra de aplicação do pré-teste contemplou capitais de todas as regiões do país. Participaram estudantes das cidades de Belém (PA), Manaus (AM), Maceió (AL), Salvador (BA), Brasília (DF), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). A seleção foi feita de acordo com critérios estatísticos estabelecidos pelo Inep.
Como o pré-teste foi aplicado no mesmo ano de realização do Saeb e da Prova Brasil, a calibragem em 2011 foi feita por alunos matriculados nas séries seguintes das avaliadas pelos exames, já que os itens aprovados no pré-teste poderão ser usados ainda neste ano.
Para pré-testar os itens do 5° do ensino fundamental, foram selecionados 13.750 alunos do 6º ano, 1.375 de cada capital participante. Eles responderam 220 questões de português e 275 de matemática. O mesmo número de respondentes foi usado nos itens do 9º ano do ensino fundamental. Mas, nesse caso, as respostas partiram de estudantes do 1º ano do ensino médio.
Ao todo, 585 questões foram pré-testadas, sendo 260 de português e 325 de matemática. A calibragem do 3º ano foi realizada por matriculados do primeiro semestre do ensino superior. A amostra reuniu 15 mil participantes, sendo 1.500 de cada cidade. Os ingressantes da educação superior responderam 260 itens de português e 325 de matemática. A aplicação do pré-teste foi realizada pelo consórcio Cespe/Cesgranrio e coordenada pelo Inep.
O Saeb e a Prova Brasil são dois exames complementares do Sistema de Avaliação da Educação Básica. O Saeb abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados em área rural e urbana, matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio.
A avaliação é feita por amostragem. Os resultados são apresentados para cada unidade da Federação e para o Brasil como um todo. Para os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental público, rural e urbano, a avaliação é censitária em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados em cada série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, unidade da Federação e País.
As médias de desempenho das duas avaliações são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ferramenta de acompanhamento das metas de qualidade da educação básica.


© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário: