09/04/2011

Inep inicia pesquisa para saber como os formados estão no mercado de trabalho

Assessoria de Imprensa Inep/MEC

O Inep começa hoje, dia 1°, um estudo inédito para identificar como os formados no ensino superior estão no mercado de trabalho. A pesquisa sobre emprego e empregabilidade será enviada por e-mail para os participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005 e 2008. Eles terão até o dia 29 de abril para informar, entre outras coisas, como o currículo acadêmico ajudou na formação profissional. O formulário é composto por dezesseis questões e leva em média cinco minutos para ser respondido. Das perguntas, duas são subjetivas e possibilitarão ao candidato sugerir melhorias para o curso estudado. O concluinte que não receber a pesquisa poderá respondê-la na páginahttp://questionarioEgresso.inep.gov.br.
Ao acessar o sistema, será preciso informar o CPF, o nome e a unidade da Federação da instituição de ensino superior, mais o curso estudado. As informações serão validadas nas bases da Receita Federal e do Inep. A pesquisa não divulgará respostas individuais.
A iniciativa integra o estudo qualitativo do segundo ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), dos anos 2005 e 2008. Esse estudo é composto por quatro variáveis que permitem medir pontualmente a evolução dos cursos, são elas: as médias do Enade, do Conceito Preliminar de Curso (CPC), os relatórios de autoavaliação realizados pelas instituições e, a partir deste ano, o perfil dos egressos.  Os resultados deverão ser divulgados no segundo semestre deste ano. Em breve, as informações do primeiro ciclo avaliativo, anos 2004 e 2007, estarão disponíveis na página do Inep.
Em 2005 e 2008, o Enade avaliou os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (dividida em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. No último ano foram acrescentados os cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental. Em 2011, essas áreas serão avaliadas novamente.


Nenhum comentário: